quarta-feira, 23 de julho de 2008

Descrição do Processo

1 - Os Leitões vivos são recebidos no cais de descarga
Depois de um dos factores mais significativos e determinantes da qualidade final dos nossos produtos ter sido feita, indiscutivelmente a escolha dos animais, estes são transportados pelos carros dos diversos fornecedores e são descarregados obrigatóriamente na tarde anterior ao dia do abate.

2 - Abegoaria - Jejum - Repouso - Inspecção ante-mortem
Na abegoria os animais repousam enquanto aguardam ordem de abate.Albergarias que são constituidas por 9 parques com capacidade para 150 animais em cada um, com bebedouros.

3 - Zona de Insensibilização
É constituida por um pequeno parque para onde são levados 30 leitões, cada um sofre um electrochoque, que leva ao atordoamento do leitão.

4 - Sangria
Nesta fase é feita uma pequena incisão nos vasos sanguíneos.

5 - Escaldão
Depois da sangria dos animais, entram no escaldão, de um minuto aproximadamente, para que a pele e pêlo possam amaciar.

6 - Depilação
Este processo é desenvolvido por acção de borrachas em forma de barbatanas, que rodam e fazem com que as cerdas sejam removidas, para além disso, esta operação é acompanhada por jactos de água com a finalidade de facilitar a remoção.

7 - Secagem
Na secadora o leitão é limpo e simultaneamente secado, por via de rolos tipo vassoura que rolam a altas velocidades.

8 - Chamuscador
Os animais provenientes da secagem, sofrem 24 chamas brandas, que vão queimar as cerdas mais presistentes.
9 - Lavagem / Secagem
Nesta fase, os animais entram na lavadoura onde são submetidos a uma lavagem e retirados os restos dos pêlos, resultantes da acção de chamusco, sendo também secos e seguem para a linha de evisceração.
10 - Evisceração
Para possibilitar a evisceração os operadores abrem o leitão na zona abdominal e torácica e retiram as vísceras do animal.
11 - Inspecção post-mordem
Depois da evisceração o veterinário oficial de serviço inspecciona os animais um a um.

12 - Corte das Vértebras* / Lavagem final / Mudança de Via Aérea
Seguido da inspecção da veterinária, segue-se o corte com uma serra eléctrica das vértebras de modo a se poder espalmar o leitão, por fim são lavados e colocados numa outra via aérea.* o corte das vértebras só acontece aos animais que vão ser assados abertos ( leitão assado aberto ).
13 - Arrefecimento e Marcação Sanitária
Os leitões são encaminhados para uma sala climatizada, onde a temperatura ronda os 10º c, onde começa o processo de arrefecimento das carcaças, é ali também que os leitões são carimbados com o carimbo oficial.

14 - Conservação de Carnes
Os leitões ficam armazenados durante 3 a 4 dias, até serem expedidos, numa temperatura a rondar os0 - 2 º c.
15 - Expedição de Carnes
Os leitões saindo da camarâ de conservação, ou seguem para o cais de expedição e daqui para os carros de transporte, ou saiem para a sala de salga e preparação. * alguns leitões são vendidos crus, a maioria seguem para a continuação do processo até ficarem prontos para consumo.
16 - Salga e Preparação
Os leitões que saiem das camarâs frígorificas, começam a ser preparados, são picados em ambos os lados e salgados com sal grosso e com um tempero especial.
17 - Aquecimento do Forno
Estão prontos para serem assados. Os fornos são aquecidos a lenha à boa maneira tradicional e demoram cerca de 1 hora atingir a temperatura ideal + ou - 300ºc.

18 - Colocação dos leitões na grelha ou no espeto
Os leitões são levados até às grelhas de assadura, onde são colocados de lombo virado para baixo ou no espeto ( leitão fechado).
19 - Leitão Assado / Produto Final
Depois de terem entrado no forno, estes são vigiados para não serem queimados, passado algum tempo são retirados, para serem picados, virados e levam novamente o tempero especial, voltam a entrar no forno, numa assadura de 2h a 3 horas, até se tornarem numa delícia única.

20 - Acondicionamente e Transporte
Depois de acondicionado o leitão, pode ser vendido ao público, sendo transportado até às grandes superfícies e comércio em geral.:: Ao contrário do Leitão de Negrais, assado aberto, o Leitão da Bairrada é enfiado no espeto fechado, com a pasta de sal e pimenta no interior. O que diferencia ainda estes dois é o tempero.



Mas que suculentos e tostadinhos eles estão!

2 comentários:

Zé dos Anzóis disse...

Tal como eu gostos deles. Áté me está a cresçer àgua na boca e hoje para o jantar só pode mesmo ser um franganito assado, raio de porra de vida.
Grande abraço
Za

Cravo a Canela disse...

Pessoal, há um pormenor que nos está a falhar a todos mas não devia: a contita dos leitões deve ser a dividir por todos, que os homens já dão a casa. Vá lá, tudo a assinar por baixo...